Determinação de Cumprimento das Recomendações da Inspeção Anual
O governo de Iniciativa Presidencial reiterou esta segunda-feira, 06/05, a sua determinação em tudo fazer para o cumprimento das Recomendações da Inspeção Anual, da Edição 2023, da UEMOA. O compromisso do executivo foi reafirmado pelo ministro das Finanças no encontro anual de Avaliação das Reformas, Políticas, Programas e Projetos Comunitários da União Econômica e Monetária Oeste Africana – UEMOA que decorreu em Bissau.
O ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, agradeceu à Comissão da UEMOA pelo apoio e disponibilidade oferecidos à Guiné-Bissau, garantindo a firme determinação do governo em seguir todas as recomendações da inspeção anual.
Progressos Moderados e Desafios a Superar
Ilídio Vieira Té acrescentou que a Inspeção Técnica Anual, edição 2023, identificou progressos moderados em relação ao exercício de 2022, embora ainda abaixo da média comunitária. O ministro ressaltou a importância do empenho de todos os envolvidos para superar os desafios que se colocam, incluindo a necessidade de traduções para a língua francesa dos diplomas legais, que tem afetado a avaliação do país.
Vieira Té destacou que, de acordo com o Memorando de Novembro de 2023, foi realizada uma avaliação minuciosa dos engajamentos da Guiné-Bissau em diversos setores, como governação Econômica e Convergência, Mercado Comum, e Reformas Setoriais.
O Caminho a Seguir e Os Objetivos a Alcançar
Segundo o ministro das Finanças, embora os desafios sejam difíceis, não são intransponíveis se houver cooperação e dedicação por parte de todos os intervenientes. A Guiné-Bissau deve focar em cumprir as recomendações da UEMOA, especialmente no que diz respeito às traduções para francês, a fim de melhorar sua avaliação e classificação.
"Os desafios que nos esperam são difíceis, mas não intransponíveis desde que haja empenho de todos os implicados." - Ilídio Vieira Té
Por meio de um esforço conjunto e comprometido, o governo guineense poderá alcançar os objetivos estabelecidos pela UEMOA, fortalecendo assim a posição e a reputação do país no contexto da União Econômica e Monetária Oeste Africana.
Conclusão: O compromisso renovado do governo com as recomendações da UEMOA demonstra a seriedade e determinação em impulsionar o progresso e alcançar padrões de excelência orientados pela comunidade econômica regional. A colaboração e o comprometimento de todas as partes interessadas são fundamentais para superar os desafios e alcançar os objetivos comuns.
0 Comentários